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Como superar o bullying quando já é um adulto


O bullying é um abuso físico ou verbal que ocorre repetidamente e envolve um desequilíbrio de poder. Em outras palavras, é uma criança, usando o poder social, ou força física, para dominar outra de uma forma que realmente deixa o alvo infeliz. Mas isso é em relação ao bullying infantil.

Em situações adultas, o bullying é uma intimidação psicológica destinada a invocar o medo, a submissão e a conformidade no objeto escolhido ou provocar uma resposta desejada. Do ponto de vista do observador, três coisas devem estar presentes para que seja bullying: intimidação, hostilidade / agressão e manipulação.

Do ponto de vista da vítima, entretanto, a experiência é caracterizada por sentimentos de medo, ataque, impotência, dor psicológica / emocional e perda de gerencia.

Por que o bullying acontece

Tenho vívidas lembranças de ter sofrido bullying em vários momentos da minha vida, desde minha adolescência, então sei que o bullying adulto é real.

Em um artigo para Psychology Today, intitulado What Neuroscience and Emotion Theory Teach About Bullies, Hilary Jacobs Hendel explica meticulosamente que "sofrimento e adversidade ... como uma criança, evocam respostas de sobrevivência biológicas, universais e programadas no cérebro ", que geralmente expressam se em comportamento de intimidação.

Seu cliente Richard, que intimidava outras crianças quando criança, costumava ser espancado pelo próprio pai e admitiu que a única vez em que se sentia forte e poderoso era quando intimidava outras crianças. Por dentro, entretanto, ele se sentia fraco e secretamente crivado pelo que Hendel chama de “ternas emoções de medo, tristeza e vergonha”.

Qualquer pessoa pode ser vítima de bullying e, inversamente, qualquer pessoa pode ser agressiva simplesmente por causa da dinâmica de agressão-dissociação, que o cérebro usa para lidar com a vitimização na primeira infância. Esses são os dois lados da mesma moeda e, como Richard, tanto o agressor quanto o intimidado já foram vítimas de intimidação. Isso é o que constituiu seu trauma emocional inicial.

Hendel explica que tendo de lidar com emoções opressoras como medo, tristeza e vergonha, o cérebro reage de duas maneiras: desenvolve uma atitude defensiva que se manifesta em agressão externa (comportamento de intimidação) ou dissocia a mente do corpo, o que faz a pessoa perder o sentido de si mesma e ficar suscetível a ser vítima de bullying.

De uma perspectiva psicossocial, esse ponto também é ilustrado pelos ensinamentos do psiquiatra Stephen Karpman sobre análise transacional. Ele propôs que sempre há três tipos de pessoas presentes nas experiências dramáticas: o Perseguidor, a Vítima e o Resgatador. Isso é conhecido como “o Triângulo do Drama”.

Merja Sumiloff elucida que o perseguidor tende a “reprimir sentimentos arraigados de inutilidade e ataca os outros com distanciamento agressivo e aversão”.

A Vítima tende a abrir mão de toda responsabilidade para com o salvador e reivindicar impotência para o perseguidor, enquanto o Resgatador é o verdadeiro salvador e capacitador da vítima. Isso também é um produto da psicodinâmica familiar da primeira infância.

O papel com o qual mais nos identificamos é aquele que estamos acostumados a usar para lidar com a dor interior desde a infância. Embora cada um de nós tenha um papel que preferir, isso não nos impede de visitar cada papel, dependendo da dinâmica de uma situação e do que está acontecendo em nossas próprias cabeças no momento. Visto que todos nós somos capazes de desempenhar cada um desses papéis, podemos em algum momento agir de forma intimidadora em relação aos outros.

O fato é que pessoas realmente seguras e saudáveis ​​são capazes de identificar suas fraquezas e áreas de crescimento, expressar verdadeiro remorso por ações erradas intencionais e não intencionais e expressar respeito por si mesmas e cuidar dos outros.

Características das Vítimas de Bullying

As características gerais das vítimas de bullying incluem baixa autoestima e baixa autoconfiança, falta de habilidades sociais, submissão, poucos ou nenhum amigo, depressão, quietude ou disposição triste, ansiedade, falta de senso de humor, deficiência, um aspecto físico ou cultural diferente na aparência.

Uma vítima também pode ser alguém que é novo e está tentando entrar em uma ordem social já estabelecida em um grupo social, local de trabalho ou organização (o novo garoto do bairro), alguém que o agressor inveja pelas qualidades que possui, ou alguém o agressor secretamente ou abertamente percebe como competição.

Uma extensa pesquisa feita por Sandra L. Brown, MA, psicopatologista e CEO do The Institute for Relational Harm Reduction, descreve que as mulheres que se tornam vítimas de agressores, particularmente do tipo narcisista e sociopata, compartilham cerca de 26 características principais, incluindo alta empatia e tolerância, alto investimento em relacionamentos, altos níveis de cooperação, “confiança cega” e “lealdade insana”, e geralmente são inteligentes e bem-sucedidas em seus empreendimentos. Em outras palavras, mulheres que são altruístas, mostram grande potencial e acreditam no melhor das pessoas. Essas explicações de Brown são um coquetel para danos inevitáveis.

Como lidar com o fato de ser intimidado quando adulto

Com o tempo, pesquisas mostram que a exposição repetida ao bullying terá efeitos psicológicos de longo prazo que podem começar a se manifestar em queixas físicas para as quais não há causas físicas óbvias e que muitas vezes desafiam o tratamento médico.

Existem várias maneiras de as pessoas suscetíveis ao bullying reduzirem a probabilidade de serem vítimas de bullying.

Aqui estão 4 maneiras:

1. Fale sobre o que você não gosta.

2. Aprenda linguagem e técnicas assertivas para lidar com ataques agressivos e passivo-agressivos. Pratique-os no espelho e use-os quando se sentir encurralado por um agressor.

3. Visualização. Esta é uma excelente medida proativa que o capacita psicologicamente de antemão.

Existem muitos exercícios de visualização que você pode praticar. No entanto, aqui estão dois que você pode implementar agora.

  • Ao visualizá-lo, você está protegido do ataque psicológico negativo dos agressores por uma bolha segura e protetora na qual você mora. Reserve 10 minutos de silêncio todas as manhãs para fazer este exercício antes de sair de casa. Isso o capacitará a se sentir psicologicamente seguro.
  • Da mesma forma, quando realmente confrontado por um agressor que o deixa confuso e disperso, não reaja imediatamente. Visualize que você está empurrando a energia do agressor para fora de seu peito e de volta para ele. Isso o ajudará a recuperar rapidamente o controle e a gerência para responder.

4. E, finalmente, como o bullying é realmente uma forma de projeção e não é realmente sobre você, mas sobre o estado psicológico interno do agressor, é normal implementar limites saudáveis ​​e estar preparado para se afastar da situação, se necessário. Muitos agressores também são drenadores de energia. Eles prosperam em obter uma resposta de suas vítimas quando querem. Portanto, você tem o direito de não permanecer em ambientes tóxicos.


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