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A meditação guiada é mais eficaz para quem está começando


Você aprendeu sobre meditação, ou atenção plena, ou ambos, e achou as práticas tão fascinantes que decidiu levá-las a sério.

Se for meditação, você já conhece os diferentes estilos de meditação que existem, escolheu seu estilo preferido e agora está pronto para começar a praticá-lo, mas há um problema.

Você não sabe como é feito o estilo de meditação.

Então, você escolhe ler os roteiros de meditação ou acessar os sites de meditação que oferecem instruções passo a passo sobre como esse estilo de meditação deve ser feito.

Agora você tem que ler as instruções, espremê-las e então começar sua sessão de meditação. Você tenta prosseguir enquanto consulta as instruções em sua mente, o que pode ficar muito agitado para você.

É aí que a meditação guiada vem em socorro.

Veremos como a meditação guiada nos ajuda a iniciar nossa jornada com meditação ou atenção plena com facilidade e ter uma experiência gratificante o tempo todo, aprendendo como isso é feito sem os muitos problemas de leitura e estudo envolvidos.

Benefícios da Meditação Guiada para Aprender Atenção Plena e Meditação

A meditação guiada ajuda você com sua prática para que você possa começar com o pé direito e continuar na direção certa com relativa facilidade.

Envolve você trabalhando com um guia que é um especialista em meditação, que está fisicamente presente ou em forma de gravações feitas por especialistas em meditação da prática que você está fazendo, para ajudá-lo a entender cada passo da prática.

O guia muitas vezes explicará os benefícios da prática, o tipo de experiências que você deve esperar durante sua prática e como navegar por elas.

O guia também explicará as coisas que você deve fazer, como ficar em um estado relaxado, preparar-se para meditar, fazer a prática real da meditação e preparar-se para terminar sua sessão. Isso é feito para garantir que sua sessão de meditação seja satisfatória e útil.

Aprender mindfulness com um guia ajuda você a entender o conceito de mindfulness em profundidade, como é ser mindful, como aumenta seu nível de mindfulness e como misturá-lo com sua vida diária.

O mesmo caso se aplica ao usá-lo para sua prática de meditação.

Benefícios da Meditação Guiada

Vamos dar uma olhada nos benefícios da meditação guiada.

1. Elimina a adivinhação em sua prática

Se você não sabe ou não tem certeza de como exatamente sua prática deve ser feita, a meditação guiada ajuda você a saber tudo sem ter que fazer muito do seu lado.

Tudo o que você faz é ouvir o guia enquanto eles o guiam por tudo, do começo ao fim.

Ao contrário de adivinhar seu caminho através da prática, o que pode afetar a qualidade de sua experiência e suas chances de aproveitar todos os benefícios da prática, a meditação guiada oferece certeza sobre sua prática.

2. Reduz o esforço envolvido em aprender e dominar sua prática

Esteja você fazendo meditação da atenção plena , meditação Vipassana, meditação da bondade amorosa, meditação cristã, meditação do perdão ou qualquer outro estilo de meditação, você não passa muito tempo tentando dominar as instruções dadas para fazer a prática.

Você apenas ouve seu guia e segue o que eles lhe dizem, e é isso. Sem meditação guiada, você teria que ler, entender, empinar e lembrar como a prática deve ser feita, o que pode ser um esforço para você como iniciante.

3. Aumenta sua confiança em sua prática

A meditação e a atenção plena podem ser tediosas sem ajuda para muitos iniciantes. E a maioria deles tende a desanimar quando as coisas não dão certo ou quando se sentem sobrecarregados por suas práticas.

Como a meditação guiada o orienta em tudo sobre sua prática enquanto você medita, as coisas se tornam mais fáceis para você em comparação com alguém que está fazendo isso sozinho sem orientação.

Isso, portanto, o torna mais positivo sobre sua jornada de meditação ou atenção plena e você se torna mais confiante de que poderá desfrutar dos benefícios de sua prática em breve.

4. Fornece suporte e motivação para continuar meditando

Todos nós precisamos de apoio quando estamos começando algo novo que pode levar tempo para trazer os resultados que esperamos.

Precisamos de alguém para nos lembrar que precisamos ser consistentes, superar corajosamente os desafios que vêm com o que estamos fazendo e ser pacientes também.

A meditação guiada oferece o apoio e a inspiração que você precisa ao meditar.

O guia o ajuda nas fases difíceis de sua prática, ajuda você a entender as experiências estranhas que está tendo e como gerenciá-las, e também o encoraja a continuar até que esteja pronto para meditar por conta própria.

Como usar a meditação guiada efetivamente em sua jornada de auto-aperfeiçoamento

Como a meditação guiada faz a maior parte do trabalho pesado para você, tudo o que você precisa fazer para aproveitar ao máximo é ter planos adequados para sua prática.

Em primeiro lugar, você deve ter aprendido sobre meditação em geral e praticado também antes de começar a fazê-lo.

Isso ajuda você a se familiarizar com a idéia geral de como as coisas funcionam.

Você pode fazer isso na internet.

Ter essas informações básicas ajudará você a entender bem o guia e não terá problemas para entender certos termos gerais relacionados à meditação que eles usam.

Em segundo lugar, você deve criar um ambiente adequado para a meditação.

Encontre um lugar tranquilo onde você possa ouvir o guia de forma clara e confortável, e ser capaz de seguir com o que lhe é dito.

Se você estiver com um guia físico no local, pergunte a eles qual o melhor local que eles recomendam para sua prática.

Se você estiver usando gravações como áudios, aplicativos ou vídeos de meditação ou outros recursos de meditação guiada, procure um espaço silencioso que tenha um fluxo de ar livre e o mínimo de perturbação.

Em terceiro lugar, seja flexível com a meditação guiada.

À medida que você continua trabalhando com a meditação guiada para ajudá-lo em suas sessões, você deve estar ciente de que em algum momento no futuro, você terá entendido e dominado como a prática é feita e compreendido a essência da prática bem o suficiente para meditar em sua mente. ter.

Quando esse momento chegar, você terá que tomar a decisão de continuar usando a meditação guiada ou meditar sozinho. Seja flexível o suficiente para experimentar as duas opções e ver qual funciona melhor para você quando chegar lá.

Dicas para melhorar sua experiência geral com a meditação guiada

Obtenha recursos de meditação guiada de organizações confiáveis

Se você vai ter um professor de meditação ou mindfulness como seu guia, certifique-se de fazer uma verificação de antecedentes para ter certeza de que eles são treinados, qualificados, licenciados e experientes. Ajuda se você conseguir um de centros de meditação populares em sua localidade.

Se você for comprar recursos de meditação guiada, como áudios de meditação, vídeos, podcasts ou usar aplicativos de meditação, procure confirmar se o guia que o acompanha nas sessões é um especialista.

Você pode fazer uma pesquisa rápida no Google sobre eles para obter suas credenciais. Existem muitos treinamentos de meditação de baixa qualidade de pessoas não qualificadas e fazer sua devida diligência ajudará você a evitá-los.

Eu indico no Youtube o Canal Yoga para Você. É um dos melhores canais de meditação e há muitas meditações guiadas que, com certeza, vão te auxiliar muito na sua jornada de meditação. 

Há também cursos online de meditação e eu indico o Guia Prático de Meditação, que vai te ajudar a desenvolver uma prática diária de meditação.

Comece pequeno e cresça progressivamente

A meditação é uma jornada de mil milhas que começa com um passo e muitos mais lentos, mas certos. Não se apresse. Comece fazendo sua prática por menos de 5 minutos por sessão e quando você sentir que está confortável praticando por essa duração, você pode passar para cerca de 10 minutos e assim por diante.

Não aponte para uma hora como você está começando. Ele vai pesar mesmo se você estiver com um guia.

Coloque seu telefone no modo silencioso ou avião

Se você estiver usando um aplicativo ou áudios e vídeos em seu telefone para praticar, verifique se está no modo silencioso ou avião para não ser interrompido por chamadas ou notificações de mensagens.

Mantenha sua atenção na prática e evite quaisquer distrações externas.

Faça sua prática regularmente

A meditação deve ser um exercício diário para quem quer se beneficiar dela. Para fazer isso com frequência, você deve considerar criar tempo para isso, adicioná-lo à sua agenda e fazer o esforço de praticá-lo quando chegar a hora.

Se possível, você pode praticar todos os dias, mas se estiver ocupado, tente fazê-lo de vez em quando. Quanto mais você medita, mais você se beneficia disso.

Em resumo, a meditação guiada é a melhor maneira de entrar na meditação e na atenção plena. Se você trabalhar bem com isso, pode ajudá-lo a se basear bem em sua prática e ver resultados surpreendentes em tempo útil.

Sobre o Autor:
Luciana Costa Escritora, Coach e Terapeuta holístico. Especialista em Terapia Quântica, Autoconhecimento e Lei da Atração.

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