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6 técnicas de meditação que acalmarão sua mente


A meditação é uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade de vida e desfrutar de paz interior e felicidade.

Pessoas que não sabem muito sobre meditação pensam nela como uma prática sem sentido, uma forma de religião ou prática de oração, que é inadequada para as pessoas modernas.

Essa suposição está completamente errada, devido à falta de informações suficientes.

A meditação é praticada em todo o mundo há milhares de anos. Tem sido praticado no Oriente e no Ocidente de várias formas e para vários fins.

Não quero convencê-lo a meditar. É sua escolha se deseja aprender a meditar.

Tudo o que quero dizer é que existe um grande corpo de evidências da utilidade da meditação.

Muitos experimentos científicos foram feitos sobre isso, e há a experiência de milhões de pessoas no passado e no presente, que o têm praticado e obtido resultados positivos.

Eu também tenho minha própria experiência positiva de muitos anos.

Quais são os benefícios da meditação?

  • Acalmando o corpo, as emoções e a mente.
  • Livrar-se da ansiedade e do estresse.
  • Relaxamento e melhoria da saúde.
  • Experimentar e viver em um estado de paz interior, livre de preocupações e medos.
  • Melhorar o foco e o controle da mente e dos pensamentos.
  • Clareza de pensamento.
  • Elevar-se acima do pensamento limitado e da programação mental e libertar-se deles.
  • Autorrealização - Perceber o seu verdadeiro Eu e saber quem você realmente é.
  • Despertar espiritual.

Esses são os principais benefícios e há mais.

Meditação requer prática

Se você deseja obter resultados, você precisa da prática diária de meditação. Não basta apenas ler sobre esse assunto, não fazer nada e esperar pelos resultados.

Você precisa se treinar todos os dias. É como musculação. Se você exercitar seu corpo apenas de vez em quando, poderá obter alguns resultados, mas os resultados reais requerem treinamento constante. Acontece o mesmo com a meditação.

Existem vários tipos de meditação, todos envolvem focalizar sua atenção em algo. Conforme a mente divaga, você precisa trazer sua atenção de volta.

Existem muitas formas de meditação: meditação andando, meditação guiada, meditação consciente, meditação transcendental, focalizando e prestando atenção a um mantra ou à chama de uma vela, uma técnica que exige o foco na respiração e muitos outros tipos.

Aqui, vamos nos concentrar em apenas seis técnicas.

Como um iniciante, você pode começar com 10 minutos por dia e, com o tempo, estender esse período.

6 técnicas de meditação


Gostaria de oferecer aqui várias técnicas de meditação simples, mas altamente eficazes.

Essas técnicas de meditação são adequadas para iniciantes e pessoas com mais experiência.

Alguns podem achar certas técnicas mais difíceis e outras mais fáceis de praticar. Isso depende de vários fatores, como quanto foco você possui, quão sério você é, o nível de sua motivação, experiência, etc.

Experimente cada forma de meditação por alguns dias, para descobrir aquela com a qual você se sente mais confortável e, então, persista nela.

Depois de algum tempo, algumas semanas, ou mesmo meses, se sentir que progrediu com sua técnica atual, você pode tentar outra.

Todas as meditações apresentadas aqui irão fortalecer o seu foco e concentração, e trazer-lhe calma e paz interior. Alguns deles, como a 'Meditação Quem Sou Eu' e a 'Meditação da Auto investigação', visam elevar-se acima do ego e realizar sua verdadeira essência.

O importante é praticar todos os dias, de preferência, mais ou menos na mesma hora.

A leitura dá a informação e a compreensão do que você precisa fazer, mas é a prática que o leva ao seu objetivo e garante o sucesso.

1. Meditação Mantra

O que é um mantra?

Primeiro, precisamos definir o que é um mantra e, em seguida, explicar como usá-lo.

Um mantra é uma palavra, som ou frase curta que se repete continuamente com o propósito de focalizar a mente e acalmar sua inquietação.

Um mantra pode ser o som “OM”, uma frase curta e inspiradora, ou uma palavra positiva e relaxante, como “paz”, “felicidade” ou “serenidade”.

A origem da palavra vem do Oriente, onde costuma ser usada com o propósito de disciplinar a mente. 

2. Meditação na água

Você às vezes se sente perturbado, infeliz ou inquieto?

Você está procurando uma solução simples?

Dependendo de onde você mora, sente-se em um lugar tranquilo na margem de um lago, à beira-mar ou na margem de um rio. Você pode se sentar em um banco, se houver, em uma pedra ou no chão.

Por alguns minutos, apenas observe a água, as ondas ou as ondulações. Você não precisa fazer mais nada. Apenas aproveite o sossego e continue observando calmamente a água.

Esta ação e o ambiente trarão calma e paz à sua mente. 

3. Vela de meditação

A meditação da vela é uma técnica de meditação simples na qual você concentra sua visão e sua atenção na chama de uma vela por um certo período de tempo.

A chama de uma vela tem algum mistério e atrai a atenção. Ele pisca, muda de forma, produz um halo e exibe várias cores. Tudo isso fascina a mente, atrai a atenção e coloca a mente em um estado de espírito relaxado.

Nessa situação, é mais fácil concentrar a mente e a atenção, ignorar a tagarelice da mente e sentir paz interior. 

4. Meditação Observando Seus Pensamentos

Gostaria agora de sugerir uma técnica de meditação simples que envolve observar seus pensamentos com calma, como se eles não pertencessem a você (e, realmente, não pertencem).

Esta é uma técnica simples, eficaz e prática que irá fortalecer sua concentração e acalmar sua mente.

Claro, para obter resultados, você precisará praticá-lo diariamente, por pelo menos dez minutos de cada vez.

O objetivo desta meditação é observar seus pensamentos com desapego e falta de interesse. Isso pode não ser fácil, mas o ajudará a relaxar a inquietação de sua mente. 

5. Meditação “Quem sou eu”

Este “eu” real é como uma lâmpada de luz brilhante, que está oculta por muitas tampas. Temos que tirar as cobertas. Essas capas são nossos pensamentos, sentimentos, crenças e hábitos. Ao retirá-los, descobrimos a luz interna brilhante de nosso verdadeiro ser.

Como removemos essas tampas? Fazemos isso concentrando nossa mente e acalmando a tagarelice incessante da mente. Este é um dos principais papéis da meditação.

Esta técnica, a meditação “quem sou eu”, ajudará você a perceber quem você realmente é, acalmar sua mente e seus pensamentos e melhorar seu foco.

  1. Encontre uma hora e um lugar onde possa ficar sozinho e sem ser perturbado. Qualquer hora do dia seria adequada, mas é recomendado o início da manhã, já que você ainda está calmo e relaxado após uma noite de sono.
  2. Desligue o telefone e a TV.
  3. Sente-se em uma posição confortável, com as costas retas e sem desleixo.
  4. Por alguns momentos, preste atenção ao seu corpo, sentimentos e pensamentos, ao mesmo tempo, esteja ciente de que é você os examinando. Você, sua percepção - consciência está olhando para eles. Isso significa que você não é eles, mas “algo” fora, olhando para eles. Esteja ciente desse pensamento por um tempo.
  5. Você descobrirá que, em um momento, pode estar pensando ou sentindo algo e, no momento seguinte, outro pensamento ou sentimento surge. Pergunte a si mesmo, quem é que está ciente dos pensamentos e dos sentimentos. Concentre-se nesta questão, sem tentar analisar, pensar ou discutir o assunto.
  6. Continue fazendo a si mesmo essa pergunta toda vez que perceber um pensamento passando por sua mente.
  7. A resposta não virá por meio da compreensão, consciência, intuição e realização interior, não por meio de palavras, análise ou pensamento verbal.
  8. Depois de alguns minutos passando por esse processo, comece a se perguntar: "quem sou eu?"
  9. Faça a pergunta e aguarde a resposta, sem tentar encontrá-la pensando. Tanto a pergunta quanto a resposta devem ser sem palavras. Isso é possível se você se concentrar neste processo.
  10. Gradualmente, conforme você continua com esta meditação, a resposta se tornará clara para você. É um conhecimento intuitivo, que preenche o seu ser com uma certeza absoluta.
  11. Repetir esta meditação irá gradualmente acalmar sua mente e permitir que você a controle. À medida que sua mente fica mais calma e focada, você se torna ciente da resposta a essa pergunta. Você começará a experimentar uma sensação de paz interior e bem-aventurança. É o início do estado de consciência chamado Consciência Cósmica, Samadhi, Nirvana ou Autorrealização.
  12. Com o tempo, conforme você progride, tente parar de pensar e apenas “ser”, apenas esteja totalmente imerso no silêncio, na calma e na consciência que está experimentando.

Ao chegar neste estágio, fique atento ao seu ser real, sem identificar ou seguir quaisquer pensamentos, sentimentos ou desejos que tentem atrair sua atenção e ocupar sua mente.

A pergunta “Quem sou eu”, como um gatilho para a Auto-realização e descoberta do verdadeiro “eu”, foi um método ensinado por Sri Ramana Maharshi, o grande Sábio da Índia.

6. Meditação de auto investigação

Existe uma consciência mais profunda dentro de cada um, escondida sob camadas de pensamentos, sentimentos e desejos.

Essa consciência é como uma forte lâmpada de luz, escondida por coberturas sobre coberturas de pensamentos, sentimentos, desejos, preocupações e medos. O propósito da meditação de auto investigação é remover as cobertas e deixar essa lâmpada de luz - essa consciência brilhar sem obstáculos.

Você verá agora alguns passos simples a seguir, que o ajudarão a descascar e remover os obstáculos que escondem a luz de sua consciência interior. Este é um processo simples e descomplicado, mas você precisa repeti-lo com frequência, pelo menos uma vez por dia, para obter resultados.

  1. Encontre um lugar onde possa ficar sozinho e sem ser perturbado por pelo menos dez minutos.
  2. Sente-se confortavelmente e relaxe o corpo. Preste atenção a cada músculo tenso e relaxe-o. Faça isso por alguns momentos.
  3. Calmamente, observe seus pensamentos enquanto eles vêm e vão. Tudo o que você precisa fazer é estar ciente de seus pensamentos, mas evite se identificar com eles, envolver-se com eles, segui-los ou mergulhar neles.
  4. À medida que cada pensamento entra em sua mente e tenta chamar sua atenção, pergunte-se a quem pertence esse pensamento e quem o está pensando. Você precisa fazer isso com cada pensamento que entrar em sua mente.
  5. Depois de algum tempo, você começará a perceber que a maioria dos pensamentos vem de fora, e você não precisa realmente pensá-los.
  6. Não analise os pensamentos ou pense sobre eles. Basta fazer as perguntas mencionadas acima, mesmo sem usar palavras. A resposta a essas perguntas precisa vir por meio de sua intuição e percepção, não por meio de discussão mental.
  7. Esse processo seria mais fácil, se você tratasse cada pensamento com distanciamento e falta de interesse, como se estivesse assistindo a um filme enfadonho. Você também deve ter cuidado para não seguir os pensamentos que entram em sua mente.
  8. Você descobrirá que se esquece dessas instruções e vai atrás de seus pensamentos, e deve, repetidamente, trazer de volta sua atenção para esta meditação. Seu aliado mais forte aqui é sua perseverança.

Se você continuar com esta meditação por algum tempo, descobrirá que pode se desligar de suas preocupações e pensamentos inquietos. Isso permitirá que você esteja ciente da consciência ampla e profunda dentro de você, que estava oculta até agora.

Ao contrário de outros processos, a auto investigação leva você em linha reta em direção ao seu objetivo.

Enquanto pratica esta meditação, não analise cada pensamento, preocupação e medo. Você aprenderá a se desapegar deles e a não permitir que ocupem sua consciência. 

Existem muitas outras técnicas, que não abordaremos aqui.

Algumas práticas envolvem técnicas de respiração que se concentram na respiração profunda, inspirando e expirando, e outras, concentram-se nas sensações corporais ou no amor e na bondade. O importante é começar com um e focar nele.

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